O trabalho mediado pela elaboração e construção do projetos tem apresentado resultados impressionantes, pois alunos e professores escolhem, constrõem e desenvolvem projetos relacionados com as ansiedades do corpo discente, ou seja, de acordo com as curiosidades e a realidade da comunidade em que estão inseridos.
A escolha da horta como projeto escolar originou-se da curiosidade e necessidade de trabalhos que abranjam o trabalho pratico com o ambiente, assim os alunos escolheram realizar pesquisas, trabalhos e finalmente colocar efetivamente em pratica a construção da horta escolar.
A principio o trabalho foi realizado com bases teóricas, partindo de um levantamento entre os próprios alunos do que gostariam de trabalhar na horta escolar, elaboração dos objetivos, para em seguida ser feita a escolha do local e inicio das atividades de eliminação de ervas daninhas, preparo de canteiros, adubação e semeadura das culturas escolhidas (temperos, cenoura, couve-folha, abobrinha, tomate, entre outras).
No momento, o projeto encontra-se no processo de semeadura, no qual os alunos aprendem práticas de plantio, cobertura dos canteiro e irrigação adequada neste processo.
O ponto que mais nos chama a atenção e também já foi percebida pelos alunos, é a interação e a socialização que os alunos e a professora mantém no desenvolvimento das atividades, pois todos trabalham de forma engajada a conquistar os objetivos traçados.
Professora Rosemeri Weber
Nenhum comentário:
Postar um comentário