Intitulamos “droga” qualquer substância e/ou ingrediente utilizado em laboratórios, farmácias, tinturarias, etc., desde um pequeno comprimido para aliviar uma dor de cabeça ou até mesmo uma inflamação, é uma droga. Contudo, o termo é comumente empregado a produtos alucinógenos ou qualquer outra substância tóxica que leva à dependência como o cigarro, e o álcool,que por sua vez têm sido sinônimo de entorpecente.
As drogas psicoativas são substâncias naturais ou sintéticas que ao serem penetradas no organismo humano, independente da forma (ingerida, injetada, inalada ou absorvida pela pele), entram na corrente sanguínea e atingem o cérebro alterando todo seu equilíbrio, podendo levar o usuário a reações agressivas
O Brasil tem 4,5 milhões de jovens considerados em área de risco; eles não completaram o ensino fundamental e estão sem emprego, tornando-se mais vulneráveis à violência.
Os jovens representam metade dos desempregados no Brasil. Na escola de período parcial, as crianças ou adolescentes, ficam apenas quatro das vinte e quatro horas do dia, as demais horas elas permanecem fora da mesma. Se considerarmos que as crianças ou adolescentes dormem dez horas por dia, ainda assim ficarão sob a influência externa por um período de dez horas, o que pode prejudicando-los, tanto, pelo ambiente de pouca cultura em que vivem quanto pelas condições de risco, como pais alcoólatras ou mães em atividades de prostituição. Ainda, nos períodos em que permanecem fora da escola, eles também podem sofrer a influência de elementos negativos na sociedade, o que aumenta o risco de ingressarem nas drogas ou na delinqüência mais cedo e isso se agrava com a ociosidade, a baixa estima e o sentimento de incapacidade.
Em nossa cidade hoje, encontramos um alto índice de jovens e adolescentes iniciando ou até mesmo vivenciando uma experiência de drogatização; isso vem ocorrendo por estarem sem perspectivas futuras assim mergulham em um mundo de prostituição e criminalidade. Esta bola de neve cresce sem controle, alcançando cada vez mais vítimas, que estão na mira dos que ganham com este tipo de miséria. Mas acreditamos que se nos organizarmos, poderemos fazer um trabalho de grande alcance, propiciando novos horizontes na vida de muitos Jovens e/ou adolescentes e seus respectivos familiares, reduzindo hoje, este quadro de miséria e vulnerabilidade instalado em nossa sociedade.
Abaixo segue fotos dos alunos realizando uma atividade em sela de aula:
Agora estamos de férias mas, já temos agendado com a policia militar uma palestra, e estamos esperando um grande impacto nos nossos trabalhos, pois ainda não veio ninguem gastar um pouquinho do seu tempo com a gente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário