Quando falamos em “Tecnologia na Educação”, não devemos ver somente o computador como tecnologia. Pecamos em pensar assim, sem considerar outros recursos que estão a serviço da educação e que passaram pelo processo de evolução que pode ser considerada “tecnológica”. Ex: a caneta, que antes era uma pena, a televisão que era em preto e branco, o vídeo que evoluiu para o DVD, e o rádio que evoluiu em qualidade sem perder o seu prestigio e uso (e, por que não, do cinema) na promoção da educação.
Entre as tecnologias que o ser humano inventou estão algumas que afetaram profundamente a educação. A imprensa teve papel fundamental nesse processo ao imprimir às idéias, os textos, as poesias e a cultura de um povo em papel que pode ser levado em mãos a qualquer lugar e compartilhado em qualquer canto do mundo.
Já o conjunto de tecnologias eletro-eletrônicas que a partir do século passado começaram a afetar nossa vida de forma quase revolucionária: telégrafo, telefone, fotografia, cinema, rádio, televisão, vídeo, computador – hoje todas elas digitalizadas e integradas no computador dos mais simples aos mais avançados, que podem ser levados a qualquer lugar e interligar ao mundo.
Sobre os recursos tecnológicos utilizados na educação, não farei retomada histórica, mas considerarei as invenções tecnológicas, as mudanças na realidade educacional, os fatores que interferiram e interferem nessas mudanças. Hoje se vive a efetivação de uma nova ordem mundial. No campo do trabalho, assim como no campo da educação, há uma mudança. No entanto, a vasta gama de possibilidades de comunicação, oferecida pela internet, por exemplo, representa uma conseqüência desses novos valores. Nesse sentido, pode-se afirmar que os recursos tecnológicos são hoje muito importantes para a ideologia dominante, pois constituem um instrumento essencial à organização do trabalho, logo a educação precisa considerar sua existência e sua utilização como algo importante que não deve ser deixado de lado.
Atualmente, com o reflexo de uma política mundial, os paradigmas educacionais que orientam o discurso pedagógico são novos e, em alguns momentos, os discursos conservadores e progressistas se convergem diante de alguns argumentos como os seguintes: concepção de avaliação, de currículo, de metodologias, do perfil do aluno a ser formado.
O domínio das novas tecnologias se apresenta como, um dos traços importantes do novo perfil do educando, assim,como o desenvolvimento lingüístico. O fato é que, pode haver críticas ao desenvolvimento tecnológico, mas não se pode negar que ele pode contribuir para o desenvolvimento do ser humano se, usado dentro de perspectivas educativas e construtivas.
Trabalhar com as novas tecnologias é um desafio a ser superado, para que a educação e os educadores não fique na contramão da evolução tecnologia. Genivalda
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